A cidade de Elvas vai ser novamente palco de um dos maiores eventos de ginástica a nível mundial. O Coliseu Comendador Rondão Almeida irá receber , entre os dias 16 e 17 de abirl, o “Gym For Life 2016”, uma inciativa promovida pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com o município, que contará com cerca de 3200 participantes.
No concurso de âmbito nacional “ Gym For Life 2016” participarão 58 clubes, num total de 2830 atletas, 215 treinadores, 91 dirigentes e sete juízes.Ao longo de quatro sessões, os vários grupos irão dispor de cinco minutos para apresentar as suas coreografias, que serão avaliadas pelos técnicos convidados segundo o entretenimento proporcionado, impressão geral, inovação, originalidade e variedade, e técnica (qualidade e segurança).
As classes que obtiverem a melhor avaliação serão agraciadas com as menções de ouro, prata e bronze.
O presidente da Federeção de Ginástica de Portugal, João Paulo Rocha, salientou ,numa conferência de imprensa promovida pela Câmara Municipal de Elvas, a importância deste evento nacional que tem reunido cada vez mais participantes, afirmando que “ o Gym for Life Portugal que é ,hoje em dia, a maior manifestação de ginástica do mundo têm vindo a triplicar o número de participantes de ano para ano”.
João Paulo Rocha destaca que” Elvas está perfeitamente preparada para receber esta iniciativa visto que dispõe de todas a infraestruturas necessárias para a realização de um evento desta envergadura ”.
Questionado sobre o número de equipas alentejanas inscritas neste concurso o dirigente desportivo revela que apenas duas equipas provinientes do Alentejo, marcarão presença nesta iniciativa, nomeadamente a associação elvense Isekais e o grupo de ginastas campomaiorense, referindo que “ infelizmente não há muitos clubes oriundos do território alentejano inscritos na Federação Ginástica de Portugal o que poderá estar relacionado com o facto de ser uma região com problemas de foro demográfico”.
Segundo o autarca, Nuno Mocinha “ estaremos na presença da maior festa desta modalidade que certamente irá animar a economia local e dar a conhecer a mais de três mil pessoas o nosso património histórico e cultural”.
O edil expressa ainda que “não há investimento que tenha maior retorno do que um investimento desta natureza pelo que esperamos continuar a colaborar com a Federação de Ginástica de Portugal”.