A Câmara Municipal de Elvas e a Transitex, Trânsitos de Extremadura SA, assinaram recentemente um protocolo com vista a melhorar a plataforma logística existente na Estação de Comboios de Elvas.
O protocolo pressupõe, por parte do Município de Elvas, a beneficiação do troço da estrada municipal, que se situa entre o largo da entrada principal da Estação de Comboios até à passagem de nível, enquanto a empresa Transitex se propõe ampliar e beneficiar o terminal já em funcionamento neste mesmo local, prevendo-se a conclusão do mesmo em junho próximo.
À Rádio Campanário, Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas refere que “o terminal ferroviário de contentores a funcionar há 10 anos neste momento está precisar de ser ampliado, e este protocolo consiste na viabilização na perspetiva longitudinal para poder fazer comboios maiores e também na criação do entreposto aduaneiro para facilitar a tramitação dos contentores, daí que Elvas se vai afirmando como a capacidade logística que neste momento já é importante”.
Relativamente ao financiamento, Nuno Mocinha diz será “por fundos da câmara e da empresa que gere o terminal”, no valor total de “um milhão e cem mil euros”.
A estação de caminho-de-ferro de Elvas é servida pela Linha do Leste, que apenas se dedica aos serviços de comboios de mercadorias.
A supressão dos comboios de passageiros naquela linha ocorreu no dia 1 de janeiro de 2012.