As inscrições para o novo curso de pós-graduação na área da requalificação e regeneração urbana, em Elvas, começam já no dia 1 de setembro. A informação foi ontem tornada pública, depois de ter sido assinado o Protocolo de cooperação entre quatro instituições de ensino superior de Portugal e Espanha e dez municípios do Alentejo e da Estremadura espanhola.
O curso, que também poderá servir como primeiro ano de doutoramento, será lecionado nas instalações da Escola Superior Agrária de Elvas. Os interessados poderão inscrever-se nas instituições de ensino superior envolvidas, nomeadamente as Universidade de Lisboa e de Évora, no Politécnico de Portalegre e na Universidade da Extremadura.
Em declarações à Rádio Campanário, Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, mostrou-se muito satisfeito com a união entre as autarquias dos dois lados da fronteira, nesta ação que considera ser de extrema importância para a região. O responsável adiantou ainda que, se este primeiro ano decorrer conforme as expetativas, poderá ser criado um centro de formação e investigação, sediado em Elvas e Badajoz, para dar resposta às necessidades do Alentejo e Extremadura Espanhola.
{play}http://radiocampanario.com/sons/protocolo%20rondao%20elvas_19julho.MP3{/play}
O curso, que começa a ser lecionado em outubro deste ano, surge da parceria entre as instituições de ensino e as autarquias de Alandroal, Arronches, Borba, Campo Maior, Elvas, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa, em Portugal, e de Badajoz e Olivença, em Espanha.