O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve em Elvas, dois cidadãos estrangeiros indiciados pela prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e de tráfico de pessoas, na sequência de uma investigação criminal tutelada pelo Ministério Público de Portalegre.
No âmbito da operação “Kebab”, o SEF efetuou diversas buscas a domicílios e a estabelecimentos de restauração em três localidades alentejanas – Elvas, Portalegre e Campo Maior – e, também, na zona fronteiriça espanhola.
Os dois detidos obrigavam os trabalhadores estrangeiros a laborar horas excessivas sem qualquer descanso semanal. Nestas condições foram detetados mais de uma dezena de trabalhadores, que na expectativa de virem a conseguir a legalização documental, pagaram aos detidos avultadas quantias monetárias para obterem contratos de trabalho, ficando assim reféns dos mesmos numa total dependência financeira, chegando a ter de dormir nos estabelecimentos comerciais.
Na operação policial estiveram envolvidos cerca de 20 inspetores do SEF.
Os detidos foram hoje presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de termo de identidade e residência, apresentações bisemanais, proibição de exercer atividade na área da restauração, encerramento dos estabelecimentos comerciais e proibição de ausência do país por mais de cinco dias.