Em entrevista à nossa Rádio, o senhor Francisco Matela, de Elvas, conta-nos um pouco da sua história, de como se tornou artesão das famosas “cadeiras tipicamente alentejanas”, também conhecidas por “cadeiras de Bunho”. Foi há 10 anos que o senhor Francisco aprendeu esta arte do artesanato, após se ter reformado.
Refere que é ele quem faz toda a estrutura e quais são os materiais utilizados. Desde madeira reciclada, uma vez que encontra no lixo todo o material de madeira que utiliza e o “Bunho”, material que encontra nos rios e ribeiras.
Menciona que a partir de maio até setembro, vai buscar o bunho para a maior parte do ano, e inicia o processo de secagem. Quando é necessário para a criação das cadeiras, uma hora antes ou duas, o senhor Francisco volta a demolhar este material, antes de ser trabalhado na cadeira.
Os turistas, espanhóis e ingleses são quem mais compra esta peça típica alentejana, mas também os munícipes de Elvas. Inclusive, o senhor Francisco diz que também arranja oa danos em cadeiras que as pessoas possam já ter em suas casas.
Finaliza, fazendo o apelo de que gostava que as gerações mais novas se interessassem por este trabalho, uma vez que é o único que faz esta arte no município de Elvas.
Créditos de imagem: Rádio Campanário