O Forte Nossa Senhora da Graça, em Elvas, que se encontra em obras de reabilitação, recebeu hoje, dia 29 de Julho, a visita da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, a convite do Presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.
Berta Cabral declarou à Rádio Campanário, que a cedência do Forte da Graça ao Município representou um desafio colossal, aquando da sua entrada na Secretaria de Estado da Defesa Nacional. Para a governante, e no que respeita ao património, “(…) é uma obrigação de todos nós preservar, sinto-me imensamente feliz por fazer parte desta página da história”
Também o Presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, em declarações à Rádio Campanário, assume total satisfação com as obras do Forte da Graça. Para o edil, a cedência do património militar representa um “ (…) grande voto de confiança” por parte do Governo relativamente à autarquia.
Nuno Mocinha afirmou que a obra estará terminada em setembro, e que terá posteriormente, uma inauguração à altura da grandiosidade do monumento, uma vez que, segundo o mesmo, “ (…) estamos na presença de Património da Humanidade”.
Dos cerca de 30 imóveis cedidos pelo Governo à autarquia elvense, alguns vão iniciar brevemente também remodelações, Nuno Mocinha garantiu à rádio “(…) que estava aprovado pela Direção Geral de Cultura o projeto da extensão do Museu da Arte Contemporânea” .
Durante a tarde de hoje, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional esteve em Évora, a propósito da assinatura de um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e com a Universidade de Évora para ativar os prédios militares numa rede de turismo militar.