Nos primeiros cinco meses de 2013, o orçamento gasto em medicamentos no Hospital Espírito Santo, em Évora, foi de aproximadamente 5 milhões e 500 mil euros, o que representa uma variação de 6,7% em comparação com período homólogo. O Hospital alentejano surge no último lugar do top 20 elaborado pelo Infarmed. É ainda importante salientar que os dezassete hospitais que tiveram mais despesa em medicamentos, no total, representam 80,5% do dinheiro gasto. No período em análise a despesa em ambulatório (Consulta Externa, Hospital de Dia e Cirurgia de Ambulatório) foi, em todo o país, de 331,6 milhões de euros, o que constitui 76,1% da despesa total de medicamentos em meio hospitalar. O elevado peso do ambulatório hospitalar deve‐se essencialmente à despesa com medicamentos cedidos nos serviços farmacêuticos (45,9%), entre os quais se destacam os medicamentos para o VIH, Artrite Reumatoide e Esclerose Múltipla, entre outros
A Autoridade Nacional do Medicamento divulgou também os resultados relativos à venda de medicamentos de marca branca nos vários distritos de Portugal, entre Janeiro e Abril, sendo que Évora surge na segunda posição, com 40,3%, seguido por Beja (40,2%) e Portalegre (40%).
Relativamente à venda de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias, o último relatório, que se refere ao período entre Janeiro e setembro de 2012, coloca Évora como um dos distritos onde se registaram menos vendas de embalagens: 68 986 no total.