Já foi publicado em Diário da República o anúncio de procedimento da Empreitada de Construção das Infraestruturas de Interligação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
O projeto da empreitada contempla a construção de uma conduta de interligação entre o bloco de Monte Novo do EFMA e a Albufeira da Vigia.
À Rádio Campanário o presidente da Associação de Beneficiários da Obra da Vigia, Luís Bulhão Martins explica que se trata “da articulação do Perímetro de Rega da Vigia e da Barragem da Vigia com o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva”, justificando que “faltava sistematicamente água à Vigia, um Perímetro de rega muito usado em que dois em cada cinco anos faltava água o que era um grande obstáculo ao desenvolvimento dos agricultores”.
Bulhão Martins diz ainda que, a Associação da Vigia juntamente com a Administração da EDIA e sempre acompanhados pelo Ministério da Agricultura conseguiram chegar a um entendimento e a um protocolo de interligação garantindo o suprir das deficiências de água da Vigia”, garantindo que a partir de agora vai ser possível “oferecer água sem restrições aos regantes do Perímetro de Rega o que não acontecia porque a capacidade da Albufeira da Vigia e a bacia de armazenamento era limitante para a dimensão do Perímetro para se poder regar todos os anos”.
O presidente da Associação de Beneficiários da Obra da Vigia espera que a empreitada esteja concluída no final do ano, devendo ser adjudicada a 11 de agosto, “em 2015 os regantes da Vigia podem, seguramente, contar com água”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Bulhao%20Martins%20Obra%20Vigia31agosto14.MP3{/play}
O valor da empreitada é de um milhão e duzentos mil euros com financiamento ao abrigo do programa estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural, PRODER.