12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Em 2018, haverá um “reajustamento” dos apoios sociais do município de Elvas, diz Presidente da Câmara (c/som)

Para o ano de 2018, o município de Elvas conta com várias obras no âmbito patrimonial, das instalações básicas, assim como alterações aos apoios sociais e ao associativismo.

Em declarações à Rádio Campanário, Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, afirma que não terminará “nenhum programa social”, indo sim proceder-se a um reajustamento dos apoios sociais.

Este reajustamento prende-se com o “reforço da fiscalização, e com a compatibilização dos diferentes programas”, uma vez que, afirma o autarca “existem provavelmente famílias, que são apoiadas pela Câmara, pela Segurança Social, por instituições”. Tudo somado, “se calhar não estará correto do ponto de vista do equilíbrio daquilo que deve ser a intervenção do estado no apoio social”. O autarca aponta a necessidade de garantir que “cada euro que seja investido pela Câmara de Elvas possa ter o retorno devido”, havendo justiça e equidade na distribuição destes dinheiros públicos.

Neste sentido, serão também reajustados os apoios ao movimento associativo, como noticiado anteriormente pela Rádio Campanário.

A Câmara Municipal de Elvas conta com mais de 20 programas no âmbito das políticas sociais, que apoiam milhares de situações dos munícipes mais carenciados.   

Para o ano de 2018, o município contará com “um conjunto de obras patrimoniais”, que se encontra estreitamente relacionado “com a classificação de Elvas como Património da Humanidade” e com a responsabilidade advinda.  A ter início ou a ser lançado concurso este ano, surge o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, nas instalações da antiga Manutenção Militar; intervenções nos baluartes de São Vicente, do Príncipe e do Trem; nos Largos de São Domingos, dos Combatentes e dos Terceiros; no Caminho de Ronda; novo ordenamento da Parada do Castelo; e alargamento da Faceira da Cisterna.

O município tem também planeadas obras “ao nível das infraestruturas básicas” para o tratamento de esgotos em Varche e Calçadinha.

Contudo, o autarca apela à compreensão dos munícipes, uma vez que “o orçamento é limitado”, não possibilitando que sejam feitos muitos investimentos em simultâneo.

 

Populares