“Hoje é um dia muito feliz para todos os Souselenses”. A afirmação é do Presidente da Câmara Municipal que participou esta tarde na Cerimónia de adjudicação da empreitada que irá executar a obra de recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Orada, em Sousel.
O concluir de um longo processo, já em curso desde 2017, quando o atual presidente chegou ao Município. Diz Manuel Valério que quando assumiu funções pela primeira vez, havia na câmara três projetos para intervenção em igrejas do concelho. A sua equipa apostou na recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Orada por ser a mais necessitada de intervenção e a mais emblemática para Sousel, nada mais do que a casa da Padroeira do concelho.
“Foi um longo caminho até à assinatura de hoje que esperamos ver concluído em maio de 2023”, avança o autarca que deixa agradecimentos às entidades que colaboraram na candidatura: A CCDR Alentejo, a Direção Regional de Cultura, a paróquia. Mas também aos funcionários da autarquia que elaboraram todos os documentos necessários para a candidatura.
A empreitada que agora avança tem duração de 12 meses e é um investimento de 730 mil euros, mais IVA, 85% financiados por fundos comunitários e 15% suportados pela autarquia.
Avança ainda o autarca que a obra desenrola-se por três fases – primeiro a intervenção no interior do templo, com arranjos no altar, azulejos e outros, depois no exterior com a substituição do telhado e recuperação das paredes e ainda uma 3ª fase que corresponde à recuperação da área envolvente à Igreja.
“O município não ficou parado, há um outro projeto cujo concurso será lançado em breve, que levará à requalificação da entrada do lado que vem do Cano até à Igreja do Convento, daí que o espaço desta entrada em Sousel ficará completamente renovado”, avança o autarca souselense.
Manuel Valério diz-se confiante na empresa que vai executar a obra. Agora é a Igreja de Nossa Senhora da Orada, a seguir virão as intervenções na Igreja Matriz e Igreja do Espirito Santo.