Como é tradição, em Monsaraz celebra-se a quadra natalícia. Para além do habitual Presépio de Rua com figuras em tamanho real, o Cante ao Menino e o Cante aos Reis, atividades para crianças no Largo do Castelo, atuações de bandas filarmónicas pelas ruas de Monsaraz, teatro de marionetas e mostras de artesanato e produtos regionais, compõe um vasto programa.
Mas foi ao final da tarde de sábado, dia 17 de dezembro, que na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, se cantou ao Menino.
Presentes, estiveram diversas entidades e muito público para escutarem o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares de Queirã, Manuel Sérgio e José Farinha.
À reportagem da Rádio Campanário, o presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, referiu que “a tradição ainda é o que era na Igreja Matriz de Monsaraz”.
O autarca diz que “é um momento que faz parte de Monsaraz do Natal aos Reis, uma programação alargada que teve a inspiração no presépio de rua e que se foi alargando com uma grande participação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, dos amigos desse grupo coral”, pelo que “este é um momento que é já tradicional na Igreja Matriz, cheia de pessoas que visitam Monsaraz e apreciam o nosso património imaterial, o Cante Alentejano adaptado a este momento religioso de adoração do Menino”.