O Alentejo é uma das regiões do país onde as tradições estão mais vincadas e onde há um trabalho constante, realizado pelas populações e agentes do território, de as manter vivas, preservando legados que foram deixados e que são verdades “relíquias” na história do Alentejo.
No concelho de Castro Verde, freguesia de S. Marcos da Atabueira, há várias décadas que o Sábado de Aleluia é de festa. Neste dia, manda a tradição que homens e mulheres saiam à rua e que, através de chocalhos, um outro elemento representativo e característico da região, anuncie a ressurreição de cristo.
Este é um ritual associado às celebrações pascais vividas no concelho de Castro Verde. Apesar de não se ter realizado durante alguns anos, a tradição foi retomada e hoje a iniciativa é organizada, em conjunto, pela junta de freguesia e do grupo “Amigos da Aleluia”.
O Grupo de participantes na iniciativa designada “Sábado de Aleluia”percorre a pé a aldeia e as outras localidades da freguesia, entram nas casas e abanam os chocalhos. Mas há uma particularidade neste ritual. É que manda a tradição que a entrada seja feita por uma porta e a saída por outra.
Acreditam os que já participam nesta tradição há muito tempo que este gesto traz sorte para os donos das habitações. A iniciativa termina na Igreja da Freguesia.
Este sábado, a partir das 07 horas, os chocalhos vão fazer-se ouvir em S. Marcos da Atabueira, concelho de Castro Verde.
Fonte/Foto: Junta de freguesia de S. Marcos da Atabueira