A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal contará com um momento de grande significado espiritual. A Imagem Peregrina de Fátima, símbolo de devoção e fé, chegará ao seu destino final no dia 31 de julho, após uma peregrinação emocionante pelo rio Tejo, partindo de Vila Franca de Xira.
A peregrinação terá início no dia 27 de julho, quando cerca de 400 jovens, organizados pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) com o apoio do Santuário de Fátima, iniciarão uma caminhada entre o Santuário de Fátima e Vila Franca de Xira. Essa jornada será um momento de reflexão e união espiritual para todos os participantes.
Após percorrerem a pé esse trajeto, os peregrinos e a Imagem Peregrina da Virgem de Fátima chegarão a Vila Franca de Xira. No Cais da Marinha, local de desembarque, haverá uma comoção de fiéis e curiosos, que aguardarão com devoção a chegada da imagem. O momento será acompanhado por embarcações típicas do Tejo, que se juntarão à fase final desta peregrinação.
A Imagem Peregrina de Fátima é venerada por milhões de pessoas por todo o mundo, representa a aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos, em 1917, na Cova da Iria, em Fátima. Desde então, esta imagem tem percorrido diversos países, levando a mensagem de paz e amor a todos aqueles que a recebem.
Relembre-se que os jovens, vindos de todo o mundo para participar nestas jornadas em Portugal, estarão presentes em várias dioceses espalhadas pelo país , nos dias que antecedem estas jornadas.
Vila Viçosa integra as JMJ e vai receber de 26 a 30 de julho cerca de 300 jovens, vindos de diferentes países. No dia 31 de julho serão recebidos em Vila Viçosa 3500 jovens franceses.