Arrancou no passado dia 5 de maio a terceira edição do Festival do Fado de Estremoz, um evento promovido pelo Município de Estremoz com a Direção Artística do Fadista Estremocense José Gonçalez.
Este sábado, o Rossio Marquês de Pombal encheu para uma noite memorável em Estremoz.
Carminho, uma das artistas mais conceituadas do fado subiu ao palco para um concerto mágico e que arrebatou o público.
Antes deste grandioso concerto, Estremoz rendeu-se a um “filho da terra” que dedicou toda a sua vida ao Fado e a quem foi prestada uma justa homenagem em reconhecimento pela sua dedicação , empenho e por tantas vezes ter sido embaixador da “cidade branca”.
José de Sousa, Guitarrista, foi ontem homenageado na sua terra , pela Câmara Municipal de Estremoz, pelos Fadistas Estremocenses e sobretudo pelo público. PARA esta homenagem subiram ao Palco Silvino Sardo, Maritina, João caldeira e José Leal.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com José Daniel Sadio, Presidente da Câmara Municipal que nos referiu “esta é uma noite memorável com esta justíssima homenagem do Município de Estremoz ao José de Sousa, alguém que dedicou toda a sua vida ao fado.”
O Autarca refere “este estremocense dedicou mais de cinco décadas da vida ao fado e foi muito emocionante podermos fazer uma homenagem em vida a este grande nome do fado e de Estremoz, um momento que engrandece e sobrevaloriza em muito este Festival do fado.”
No que diz respeito ao concerto de Carminho, o Presidente refere “é mais um concerto integrado neste Festival, com a número um do Fado; Penso que a ideia de criarmos um Festival de Fado de referência em Portugal está a ganhar forma e , ano após ano, vamos percebendo que faz sentido este festival em Estremoz.”