Francesco Berrettini – Diretor de Parcerias e Projetos em Portugal da Empowered Startups – falou à Rádio Campanário esta quarta-feira sobre o compromisso que foi assumido – por carta entregue à ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa – numa sessão realizada pela empresa em Évora, nas instalações do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT). Esta multinacional canadiana comprometeu-se, perante o Governo, a atrair anualmente para o nosso País cerca de 50 novos empresários, onde os investimentos em investigação nas universidades e politécnicos deverão alcançar os 10 milhões de euros nos próximos 36 meses (3 anos), significando o crescimento local, uma vez que cada empresário abrirá a sua empresa ( ou mais que uma ) gerando este mesmo crescimento. Desta forma, o objetivo é desenvolver um ecossistema empresarial baseado no conhecimento científico das universidades e da alta capacidade de habilidades que os empresários tragam para Portugal.
Francesco Barrettini assume ainda que, desde 2019 – ano em que a empresa chegou ao país – a mesma conta com escritório em Évora, onde já investiu cerca de um milhão de euros nas universidades e politécnicos, sendo elas a Universidades de Évora, Aveiro e do Algarve e com os politécnicos de Bragança, Leiria e Guarda.
Quando questionado sobre o investimento no nosso País, Francesco Berrettini alega que Portugal se torna aprazível para estes empresários pela qualidade de vida, tranquilidade e a facilidade de realizar negócios.