A Câmara Municipal de Vila Viçosa está a braços com a justiça, num processo instaurado pela empresa espanhola Beinke. Este processo que tem por base uma dívida do Município, no valor de cerca de 32 000€ (trinta e dois mil euros) resultado da elaboração e apresentação turística do concelho, integrada no projecto europeu, “Vilas e Cidades Europeias”.
Como esclarece a responsável da empresa à Rádio Campanário, Vila Viçosa fazia parte deste projecto, juntamente com o País Basco e o concelho de Marvão. As apresentações turísticas tiveram lugar em Madrid e Lisboa, no que diz respeito à capital portuguesa, foi o Museu de Arte Antiga, no dia 2 de Novembro de 2011 que recebeu os responsáveis das vilas e cidades integrantes, onde inclusive usou da palavra o anterior Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Caldeirinha Roma.
A empresa Beinke considera que o seu trabalho foi desenvolvido, que todas as Vilas e Cidades pagaram as suas participações no projecto e que Vila Viçosa tem essa obrigação em atraso. A responsável acresce ainda que o concelho de Marvão já pagou a sua parte proporcional no projecto.
Ao Município de Vila Viçosa já tinha sido solicitado este pagamento, no valor de 32 000€, quer pela União Europeia, quer pelos responsáveis da Gestão do Projecto, sem a obtenção de qualquer resposta. Desta forma a empresa Beinke, que tem como missão a prestação de serviços na elaboração de projectos nas áreas do turismo, cultura e comunicação, tomar a decisão de recorrer à justiça para ser ressarcida pelos seus serviços, fazendo assim com que a Câmara Municipal de Vila Viçosa cumpra as suas obrigações.
A Rádio Campanário tentou obter declarações do atual executivo da Câmara Municipal de Vila Viçosa, sendo que resultaram infrutíferos os vários contactos.