A E79 Portugal Unipessoal Lda. , empresa sedeada em Beja, deu entrada a um pedido para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais na área de Montemor-o-Novo, abrangendo também os concelhos de Évora, Viana do Alentejo e Vendas Novas.
A informação consta na página oficial da Direção Geral de Energia e Geologia.De acordo com o pedido submetido a área pretendida contempla 447.5km2 localiza-se no distrito de Évora, nos concelhos de Montemor-o-Novo, Évora, Viana do Alentejo e Vendas Novas.
As substâncias minerais que se pretende que fiquem abrangidas são o cobre (Cu), chumbo , zinco , ouro e a prata .
O plano geral dos trabalhos a executar compreende levantamentos geofísicos e geoquímicos, sondagens e ensaios metalúrgicos.
O volume total do investimento estimado é de 663 000 euros durante o período inicial do contrato e 700 000 euros durante os períodos de prorrogação, repartido anualmente e por natureza das despesas de investimento. O respetivo financiamento será efetuado pela empresa E79 Portugal Unipessoal Lda com o apoio da Ropa Investments (Gibraltar) Limited, conforme consta dos anexos ao presente documento..