As empresas da região do Alentejo identificaram como prioritária a contratação de profissionais qualificados para operar em armazéns, adegas e lagares da região.
Para dar resposta a esta necessidade do tecido empresarial, e conforme nota enviada à nossa redação, o Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Évora vai iniciar a 27 de maio uma formação PRO_MOV para Operador Especializado de Armazém, Adega e Lagar. São 15 vagas disponíveis e as inscrições já estão abertas em www.pro-mov.pt.
A formação é coordenada pelo Laboratório de Agricultura do PRO_MOV, em colaboração com o CEFP de Évora, que adaptaram os módulos formativos às tarefas desempenhadas em contexto de armazém, mas também de adega e de lagar.
A formação terá a duração de seis meses, três dos quais em formação prática em contexto de trabalho em empresas reconhecidas na produção de vinho, olival e tomate, os candidatos vão receber uma bolsa e subsídio de refeição, podendo acrescentar transporte, acolhimento e alojamento (quando aplicável).
Paula Caeiro, Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, realça a este propósito que “as empresas têmreportado as necessidades que sentem, quais as profissões que têm maior carência de recursos especializados e nós adequamos as formações para acelerar a integração no mercado de trabalho. Rapidamente construímos currículos e módulos formativos e este novo curso de Operador Armazém, Adega e Lagar permite dar resposta às necessidades do mercado, preparando profissionais para um setor tão importante da nossa economia e valoriza as empresas que cada vez mais requerem trabalhadores bem qualificados”.
Já Mariana Pinto Leite, Coordenadora do Laboratório de Agricultura do PRO_MOV, destaca “para as empresas é essencial contratar profissionais qualificados, que acreditamos que irão desempenhar as suas tarefas de forma autónoma, com qualidade e eficiência. Através dos diversos percursos formativos que temos vindo a promover com sucesso no âmbito do Laboratório de Agricultura do PRO_MOV, temos esta garantia, que nos é dada pela formação prática em contexto real de trabalho em empresas reconhecidas do setor na região. E com o lançamento deste terceiro curso damos mais um passo relevante na requalificação e valorização de pessoas e no desenvolvimento do setor agrícola em Portugal”.
O curso de Operador Especializado de Armazém, Adega e Lagar é o terceiro desenvolvido no Laboratório de Agricultura, depois de Operador Agrícola Especializado e Operador de Máquinas Agrícolas Especializado.
Toda a informação sobre os cursos disponíveis está reunida no website PRO-MOV.