A Rádio Campanário recebeu esta quinta-feira, dia 17 de setembro, uma denúncia por parte de encarregados de educação da Escola Básica Santa Clara, na cidade de Évora, de que não estariam a ser cumpridas as regras emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), nomeadamente dentro das salas de aulas, em que, segundo estes, estão sentados dois alunos por mesa.
A nossa estação emissora contactou o Diretor do Agrupamento de Escolas nº 3 de Évora, Carlos Percheiro, que não quis gravar declarações, mas confirmou que estão sentados dois alunos por mesa, porém cumprindo a distância mínima e sublinha que as mesas têm capacidade para dois estudantes. O docente garante ainda que todas as normas da DGS estão a ser cumpridas naquela escola e em todo o Agrupamento.
Carlos Percheiro salienta ainda que a DGS permite que estejam dois alunos sentados por mesa e que essa orientação foi também confirmada pelo Secretário de Estado da Educação.
O diretor do Agrupamento lembra ainda que a Escola Básica de Santa Clara está instalada num convento e que as salas de aulas têm dimensões “aquém daquilo que seria desejável”.
Carlos Percheiro, que é também membro do Conselho das Escolas, frisou ainda que em mais de 70% das escolas do país vivem a mesma situação.
Aos encarregados de educação que denunciaram a situação, o Diretor do Agrupamento de Escolas nº 3 de Évora refere que se acharem que as normas não estão a ser cumpridas, devem fazer as diligências que entenderem convenientes com as entidades superiores.