A Junta de Freguesia de Terrugem voltou este ano a ornamentar o Largo da Junta de Freguesia com enfeites de Natal para assinalar esta quadra festiva.
No entanto, os enfeites de Natal foram furtados na noite de terça-feira, dia 6 de dezembro, por elementos de etnia cigana, como avançou à Rádio Campanário a presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Líria Carvão.
De acordo com as declarações da autarca, o largo foi ornamentado com rendas elaboradas “pelas alunas da Universidade Sénior, pelas utentes do Lar e alguns particulares”.
Líria Carvão, diz que por volta das 20h30, “constatamos que andavam crianças com tesouras e facas a cortar a ornamentação”, tendo levado consigo os efeitos.
Depois de chamada a GNR, como assinala, “deu-se conta da ocorrência e aguardamos o resultado”.
Tratando-se de um flagrante delito e sendo crianças, a GNR deslocou-se ao acampamento da etnia cigana, que depois de chamados os pais à sua presença, foram recuperadas "as rendas já danificadas”.
Líria Carvão acrescenta que na última noite, depois da tentativa de voltar a ornamentar as árvores, houve uma árvore que voltou a ser vandalizada, “e essa, até agora não sabemos quem foi”.
Recorde-se que já no ano passado, a iluminação de Natal desta Freguesia foi vandalizada com o corte dos fios elétricos.