O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULSBA destaca o artigo científico, da autoria do Enfermeiro David Mestre, acerca da “Intervenção do enfermeiro de reabilitação na promoção do autocuidado em pessoas com alterações respiratórias e seu cuidador no domicílio”, apresentado no International Workshop on Gerontechnology.
A revisão sistemática da literatura, alicerça-se na certeza de que as doenças respiratórias são um problema de saúde pública e têm repercussões relevantes na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida da pessoa, comprometendo seu bem-estar e autocuidado.
Faz-se necessária a prestação de cuidados individualizados pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, promovendo intervenções voltadas ao empoderamento funcional no autocuidado, prevenindo complicações.
É fundamental identificar os indicadores que possam traduzir a excelência e a qualidade desta assistência, de acordo com os instrumentos de apoio ao exercício da Enfermagem de Reabilitação, emitidos pela Ordem dos Enfermeiros.
O artigo está disponível para consulta e leitura no link Springer
Fonte: ULSBA