O Comando Distrital de Portalegre da PSP, através do seu Núcleo de Armas e Explosivos, na semana de 10 a 14 de maio do corrente ano, esteve presente na cidade de Ponte de Sor e nas vilas de Sousel e Avis, concelhos que, geograficamente, se encontram mais distantes de Portalegre e Elvas onde, de forma permanente, a PSP presta serviço.
Em nota enviada à nossa redação, a PSP de Portalegre referiu que o objetivo destas ações de apoio e proximidade, passou por facilitar a população local na entrega voluntária de armas de fogo detidas fora das condições legais, possibilitar a regularização da situação administrativa daquelas que, não estando legais, sejam legalizáveis, e prestar outros esclarecimento no âmbito do Regime Jurídico das Armas e Munições.
O resultado destas ações foi o seguinte:
- Recolha de 60 (sessenta) armas de Classe D (espingardas); 10 (dez) armas de Classe B1 (pistolas de calibre 6,35mm); 01 (uma) arma de Classe B (pistola de calibre 7,65mm) e 56 (cinquenta e seis) munições de diversos calibres.
- Processamento de 30 (trinta) transmissões de “propriedade de arma”; 09 (nove) aquisições por “sucessão de mortis causa”; 04 (quatro) renovações de “licença de uso e porte de arma”; 01 (uma) “autorização de compra” e 01 (uma) emissão de “segunda via do livrete”
A iniciativa contou com o inexcedível apoio logístico dos municípios acima indicados. O Comando Distrital de Portalegre da PSP agradece aos Senhores Presidentes das Câmaras envolvidas, toda a colaboração prestada.