Vila Viçosa recebe Jornadas de Juventude AAA – Encontro Transfronteiriço de Jovens Europeus 2023.
A Rádio Campanário esteve presente na sessão de abertura, falou com João Marmelo um jovem participante nestas jornadas do concelho de Vila Viçosa (freguesia de Bencatel)
Como vê a participação dos jovens neste evento em relação à democracia na Europa e em Portugal?
João Marmelo diz: “(…) é um tema muito importante, e acredito que a participação dos jovens aqui presentes hoje é fundamental para fortalecer a democracia na Europa e em Portugal. Cada vez mais, o nosso país está a investir na educação política dos jovens, aproximando-os do funcionamento da política portuguesa. Um dos melhores exemplos disso é o Parlamento dos Jovens, que permite que os jovens se aproximem da Assembleia da República, da política europeia e da política em geral.
Sobre a oportunidade para os jovens para discutir as próximas eleições para o Parlamento Europeu e a política europeia. Como vê a importância deste debate para os jovens?
(…) Este encontro é uma excelente oportunidade para os jovens discutirem o que serão as eleições para o Parlamento Europeu e para refletirem sobre a política europeia em geral. É fundamental que os jovens tenham uma voz ativa neste tema, e esta iniciativa é um passo na direção certa para que possamos compreender melhor a Europa e as eleições europeias.
Questionado sobre o facto de representar os jovens na Assembleia da República, o que é notável, considerando a tua idade. Quando surgiu em ti o interesse em conhecer os bastidores da política e da democracia?
“Foi precisamente no ano passado, quando tive a oportunidade de concorrer à Presidência da Mesa Distrital e, posteriormente, à Presidência da Mesa Nacional dos Jovens. Foi aí que despertou em mim o interesse pela política e pelo desejo de levar a voz dos jovens portugueses até à Assembleia da República. Espero que o próximo candidato desempenhe igualmente bem o seu papel e continue a dar voz aos jovens na política.
A política tem muitos aspetos, e é importante que os jovens se envolvam e tenham uma visão completa dela. “