A equipa da A.Xat de Montemor-o-Novo é a nova campeã nacional de xadrez da 1.ª Divisão. Numa prova que decorreu em Évora, o conjunto alentejano fez valer o favoritismo que lhe era atribuído à partida, dada a força média dos respetivos jogadores, e inscreveu pela primeira vez o nome na lista de campeões nacionais, sucedendo ao Grupo Desportivo Dias Ferreira, que desta vez ficou em segundo lugar.
À entrada da nona e derradeira jornada, que se disputou no Évora Hotel, a A.Xat e o GD Dias Ferreira dividiam a liderança, mas a vantagem ia para a equipa de Montemor-o-Novo, pois tinha batido os matosinhenses no duelo direto.
Um triunfo bastava à A.Xat para se sagrar campeã e foi o que sucedeu no difícil duelo com a Académica de Coimbra (2,5-1,5). A vitória permitiu à A.Xat terminar a prova isolada no primeiro lugar, com 24 pontos, pois o GD Dias Ferreira foi superado pela Academia de Xadrez de Gaia (1,5-2,5) nos últimos lances e concluiu o torneio com 22 pontos, suficientes para segurar a segunda posição.
Contribuíram para o título da A.Xat os grandes mestres Grigoriy Oparin (Rússia), Manuel Candelário, Jaime Latasa e Daniel Forcen (Espanha) e os mestres internacionais portugueses Rui Dâmaso e Paulo Dias. Na equipa mais utilizada (seis vezes), os grandes mestres Oparin, Candelário, Latasa e Forcen formaram um quarteto poderosíssimo, com uma média de Elo de 2612 pontos.