A Câmara Municipal de Viana do Alentejo emitiu um comunicado para esclarecer a população sobre o encerramento das Piscinas Municipais de Viana do Alentejo no passado sábado, dia 17 de agosto. Segundo o comunicado, o encerramento foi devido a uma situação imprevista e imprevisível de falta de nadador-salvador, o que impossibilitou a abertura das instalações nesse dia.
A autarquia explicou que foi informada da situação no dia anterior, sexta-feira, 16 de agosto, e que envidou todos os esforços para evitar o encerramento. Foram feitos contactos com nadadores-salvadores, câmaras municipais e associações de bombeiros voluntários na tentativa de assegurar o serviço, mas, apesar das diligências, não foi possível garantir a presença de um nadador-salvador. Como medida alternativa, a Câmara Municipal assegurou o transporte dos utentes das Piscinas Municipais de Viana do Alentejo para as Piscinas Municipais de Alcáçovas.
O comunicado sublinha ainda que, ao contrário do que foi transmitido por alguns meios de comunicação social, esta foi a primeira vez desde a época balnear passada que o município se viu obrigado a encerrar completamente um dos seus complexos de piscinas. Em ocasiões anteriores, houve três episódios de encerramento parcial de dois tanques, por razões de segurança e saúde pública.
Em duas dessas situações, o encerramento parcial ocorreu devido à presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa no tanque intermédio das Piscinas Municipais de Alcáçovas, uma problemática recorrente desde a inauguração do complexo pelo anterior executivo. Em outro episódio, o tanque pequeno do complexo de piscinas de Viana do Alentejo foi temporariamente encerrado durante algumas horas devido a um descuido de um utente.
A Câmara Municipal reafirma o seu compromisso em resolver estes problemas e garantir a segurança e bem-estar dos utentes das piscinas municipais.