O Programa “Matemática dá-nos poder” está a ser implementado na Escola da Comenda, em Évora.
A Renascença foi à escola assistir a uma aula, e conta, em reportagem como está a decorrer a experiência.
As novas Aprendizagens Essenciais começam a ser aplicadas já no próximo ano letivo 2022/2023. Pretende-se uma Matemática mais inclusiva, para que ninguém fique de fora.
“Vamos lá a acordar e abrir o caderno da escola para começarmos a nossa aula, hoje com cálculo mental e, depois, vamos falar de poupanças”, anuncia a docente à turma do 3.º ano, da Escola Básica da Comenda, que pertence ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira de Évora.
Esta é uma das oito escolas portuguesas que está a testar o novo programa de Matemática para o ensino básico, procurando ir ao encontro dos objetivos apontados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Uma reportagem para ler em renascenca.pt
As novas Aprendizagens Essenciais começam já a ser aplicadas no ano letivo 2022/2023, aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, para serem alargadas a todo o ensino básico nos dois anos letivos seguintes.
Mantém-se a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio. A novidade está na ligação da Matemática a outras áreas. A álgebra, o pensamento computacional ou a educação para a cidadania através da educação financeira são alguns dos conceitos introduzidos.