A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre pretende explorar um dos grandes potenciais turísticos da serra de São mamede, o recurso onitológico.
A Escola alentejana pretende fazê-lo através de um projeto de birdwatching , uma atividade que consiste na observação de aves no seu estado selvagem.
A justificação para esta aposta surge do facto de que, Portugal é um dos destinos europeus mais interessantes para a observação de aves.
No Alto Alentejo em particular, a área do Parque Natural da Serra de São Mamede, oferece uma diversidade ampla e entusiasmante para que a prática do birdwatching possa ser estruturada.
Assim, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre , em parceria com os municípios, quer explorar este recurso ornitológico de enorme potencial turístico,através da implementação de ações de formação destinadas a operadores, técnicos municipais, empresas, docentes, etc, por forma a habilitar todos os interessados de conhecimentos básicos sobre a temática.
As ações de formação (on-line+visitas técnicas à Serra de São Mamede), agora colocadas à consideração do Turismo de Portugal, poderão vir a ser efetuadas já na próxima primavera e contam com o acompanhamento do ornitólogo Gonçalo Elias.
Foto: CM de Castelo de Vide