O 3º Fórum Carreiras e Estágios reuniu várias empresas do setor do turismo que apresentaram as suas ofertas profissionais à comunidade escolar da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Durante este dia, os mais de 150 alunos puderam conhecer alguns dos grupos hoteleiros que, nesta iniciativa, mostraram as oportunidades que oferecem. No total, existem várias centenas de possibilidades de estágio que os futuros profissionais de turismo podem realizar e começar as suas carreiras no setor.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre promoveu, pela terceira vez, este espaço de contato e de rede que cresce ano após ano. Este é, para alunos e para as instituições, uma excelente oportunidade. “A escola pretende sempre que, para além da componente letiva, em que damos todas as ferramentas, os alunos conheçam o mercado de trabalho. Por isso, este fórum procura fazer uma simbiose entre o mundo hoteleiro e os estudantes com o objectivo de contribuir para a sua formação como profissionais”, explicou a Coordenadora de Projetos de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Fernanda Silva.
Os alunos participaram na iniciativa com grandes expectativas porque têm, neste fórum, “a possibilidade de ver o que as entidades oferecem em termos profissionais e que abre oportunidades para o futuro”, assumiu Rui Severino, aluno de primeiro ano do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria.
Para as empresas de turismo, a realização de um fórum como o desenvolvido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre é muito positiva na medida em que aproxima as empresas dos futuros profissionais. “É fundamental haver essa proximidade entre as entidades e os jovens”, explicou Francisca Albuquerque, do Grupo Pestana. Por sua vez, Rui Parada, do Grupo Vila Galé, enaltece que “esta é uma das melhores formas de chegar aos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho”. Tal realidade não é exclusiva desta empresa, pois Paulo Gomes, do Vila Vita Parc, explica: “muitos dos nossos colaboradores, dos talentos que estão na empresa, são oriundos das escolas de hotelaria” e começaram com um estágio.
Ricardo Dias, Responsável pelo Programa de Estágios da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, enaltece a proximidade existente entre a instituição educativa e o mercado de trabalho. “O fórum abre horizontes aos nossos alunos que, depois deste primeiro contato, têm uma ideia mais concreta do que querem fazer nos estágios. Quando chegam às empresas, já conhecem algumas pessoas, têm expectativas mais concretas do que os espera nesta primeira experiência e, posteriormente, na sua vida profissional”, sublinhou.
Na edição deste ano do Fórum Carreiras e Estágios, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre recebeu quase 20 empresas. A maioria são hotéis ou grupos de hotelaria que operam em Portugal e no estrangeiro e representam cerca de uma centena de unidades