18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Escola de Música da SFUC ajuda a concretizar sonhos! Gonçalo Prates luta pelo seu “entrar para a banda de V. Viçosa”

A Sociedade Filarmónica União celebra este ano 154 anos de história, mais um século e meio ao serviço da música e da promoção do concelho, levando o nome de Vila Viçosa um pouco por todo o País.

Ao longo destes anos uma das maiores dificuldades da Banda Calipolense tem sido a falta de músicos e para minimizar este problema, a SFUC investiu fortemente na Escola de Formação.

Atualmente com 24 alunos, é através destes aprendizes que a Sociedade Filarmónica vê esperança num futuro mais risonho e promissor, que permita alcançar o crescimento da Banda.

À margem do concerto comemorativo do aniversário da Banda, a Rádio Campanário falou com Gonçalo Prates, um jovem de 14 anos que frequenta a escola de Formação , e que nos conta como tem sido a experiência.

Natural de Vila Viçosa , Gonçalo conta-nos que “o gosto pela música e a ligação de familiares à Banda” fizeram nascer em si o gosto por esta arte e não hesitou em aproveitar a oportunidade e aperfeiçoar-se.

A aprender a tocar saxofone tenor, o jovem calipolense considera que esta escola de música vai muito para além da simples função de ensinar a tocar um instrumento. Realça que nela “aprendo música mas também aprendo a conviver, a conhecer outras pessoas.”

Prestes a fazer um ano da sua entrada na escola de música da SFUC , Gonçalo Prates descrevde que esta “tem sido uma experiência muito boa .” A tenra idade ainda não lhe permite saber o que quer ser no futuro, se o mesmo passará por ter uma carreira musical no mundo da música mas entre as dúvidas próprias da idade Gonçalo tem uma certeza : “Quero fazer parte desta Banda.”

O jovem eleva a importância da Banda realçando a sua longevidade e a sua importância para Vila Viçosa.

De referir que a escola de Música da Sociedade Filarmónica União Calipolense é grátis e qualquer pessoa pode inscrever-se e deixar-se conquistar pelo mundo da música, aprendendo e impulsionando assim uma das mais antigas Associações do concelho e ajudando na salvaguarda de uma das maiores tradições da música no concelho.

Populares