12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Escola Livre de Drogas”, um alerta para a problemática, deixado na Escola Secundária Públia Hortência de Castro (c/som e fotos)

Seminário “Escola Livre de Drogas” decorreu no auditório da Escola Secundária Públia Hortência de Castro, na passada quinta-feira, ao fim da tarde, onde foram abordadas as diferentes temáticas relacionadas com drogas, pelos oradores presentes.

Este seminário é uma iniciativa do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Reguengos de Monsaraz, desenvolvida em parceria com as escolas secundárias, com o objetivo de alertar pais, encarregados de educação, professores e toda a comunidade educativa para esta problemática.

O seminário teve início com a intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Rui Sá, seguido do Capitão Vitor Ribeiro, do Destacamento territorial da GNR de Reguengos de Monsaraz, que apresentou a problemática, seguido da enfermeira Vanda Falcato, da Unidade de Cuidados da Comunidade, que explicou os malefícios provocados na saúde e como alertar os jovens para isso mesmo, ao Sargento Ajudante, Sérgio Rolo coube a abordagem criminal, mostrando os diferentes tipos de drogas e os efeitos provocados quando consumidas, como também deixou o alerta, para os sinais que podem colocar em alerta a comunidade educativa em relação aos comportamentos dos jovens. Terminou o Dr. Paulo de Jesus, do Instituto de Droga e Toxicodependência (IDT), de Évora, que deixa a ideia “para educar um jovem é preciso uma aldeia”, alertando para novas dependências e para a urgência na adoção de novos comportamentos que estão a levar ao desaparecimento das relações do simples comunicar.

A Rádio Campanário acompanhou o seminário do qual o Diretor do Agrupamento, Rui Sá, salientar “que a ideia é sensibilizar, nunca é demais ouvir e estar alerta para estes problemas, um problemas que é da sociedade e por isso estamos presentes e dissemos sim a esta iniciativa lançada pela GNR”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/rui%20sa%20arranjado2fev.mp3{/play}

O Capitão Vitor Ribeiro do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, da GNR, disse-nos “estou orgulhosos pela constituição da sala e acho que conseguimos passar a mensagem, os jovens precisam de atenção, que pode estar um pouco afetada pela vida agitada, que nos dias de hoje as famílias sentem”, o capitão salienta ainda que “esta falta de atenção pode ter um preço alto e provocar um grande prejuízo”.

O responsável terminou dizendo “apelamos aos nossos polícias lá de casa que consigamos, juntos, evitar crimes”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/capitao%20vitor%20ribeiro%20arranjado2fev.mp3{/play}

Populares