No ano passado, mais de 400 crianças de escolas de Évora participaram no programa educativo da Escola Missão Continente (EMC), que sensibiliza os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Este ano, o programa será alargado ao Pré-Escolar e 2º ciclo do Ensino Básico e as inscrições decorrem até 22 de outubro através do site da Missão Continente, na seção “Escola Missão Continente”, selecionando “Formulário de Inscrição” .
Na edição de 2021/22, conta ainda com três personalidades nacionais que se destacam na área do desporto, alimentação e entretenimento como embaixadores oficiais durante o próximo ano letivo: o apresentador Francisco Garcia, como embaixador EMC do Pré-escolar; a apresentadora e food writer Filipa Gomes, como embaixadora do 1º CEB, e a jogadora de futebol da Seleção Nacional Feminina, Jéssica Silva, como embaixadora do 2º CEB.
Ao longo do ano letivo, a EMC proporcionará às turmas inscritas conteúdos, atividades educativas, desafios e visitas a lojas Continente, entre outras surpresas.
Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).
De modo a verificar se a sensibilização para um estilo de vida saudável é, ou não, eficaz, nomeadamente na redução de crianças com excesso de peso ou obesidade infantil, a Escola Missão Continente (EMC) vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo em 44 escolas do 1.º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.
O estudo científico de medição de impacto acompanhará crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, inscritas no programa EMC, abordando a temática geral “Dieta Mediterrânica – uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde a cada ano se aplicará um programa específico com conteúdos integrados, ajustados às idades das crianças. Todas as turmas inscritas no Programa vão abordar 4 temas ao longo dos 4 anos de acompanhamento.
A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.