A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Severim de Faria em Évora concentrou-se hoje junto à Escola, numa ação de protesto, exigindo a realização de obras de reparação no edifício escolar.
Recorde-se que a Escola Secundária sofreu graves danos depois de ter ficado inundada em 2021, provocando no imóvel danos graves que até hoje não foram reparados.
Na página oficial do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, a propósito desta manifestação, pode ler-se “passadas algumas horas, daquilo que foi o trabalho da equipa que representa os cerca de 700 alunos desta escola, podemos refletir que conseguimos transmitir o espírito que esta escola sempre teve ao longo das tantas gerações que por cá passaram, e que apelamos que assim continue, unidos por condições melhores, no nosso espaço tão querido que nós temos como uma segunda casa.”
A mesma nota refere ainda “é triste quando se está dentro dos casos e se percebe as condições que estes alunos passam para poderem aprender. A escola tem que ser um sítio onde toda a comunidade escolar se sinta bem, e as condições em que a nossa escola se encontra não são satisfatórias para isso acontecer.,”
“É triste que chova dentro das salas, que os alunos passem frio devido à ausência de tetos falsos ou isolamento das janelas. É triste que haja alunos a terem aulas em gabinetes de trabalho para professores. É triste que a nossa querida Severim de Faria esteja nestas condições, condições estas que são inadmissíveis pois a obra foi feita em 2009. Todos os dias temos uma Severim pior…” lamenta a Associação.
A Associaçáo considera ainda que “o que fizemos hoje foi histórico, pode não nos levar a lado nenhum, mas até esta associação de estudantes estar no ativo, não vamos deixar de lutar por esta que é a nossa casa. Muito obrigado a todos os que lutam diariamente para que a Severim de Faria continue a ser o que era e o que é.”
Fonte/Foto: Agrupamento de Escolas Severim de Faria