A Escola Superior de Biociências de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre vai receber a partir de amanhã, terça-feira e até ao dia 4 de abril, uma formação sobre Economia Circular dedicada à temática da Biomassa.
A iniciativa surge no âmbito do projeto Tango Circular e é composta por módulos de formação, conversas com especialistas e visitas de estudo, onde será possível assistir in loco a soluções planeadas de acordo com as Boas Práticas.
Os conteúdos programáticos desta ação de formação, explica a ESBE em comunicado, passam pela Legislação sobre Resíduos e Biomassa, Planeamento Ambiental, Territorial e Económico, associado à forma de valorização e Valorização dos Coprodutos, Subprodutos e Resíduos Orgânicos Agroalimentares.
Trata-se de uma formação gratuita que conta com a colaboração do Clube de Produtores Continente, estando integrada no projeto TANGO Circular liderado pela Universidade de Basilicata (Itália) e que em Portugal conta com três parceiros (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Universidade de Évora).
O principal objetivo deste projeto, adianta a mesma nota , é formar e orientar os agricultores/agentes do setor agroalimentar na integração de soluções inovadoras para a valorização dos excedentes e que permitam criar oportunidades de crescimento económico, contribuindo ao mesmo tempo para a implementação de forma real e eficaz do conceito de Economia Circular