A Biblioteca Pública de Évora encheu hoje para homenagear Luís Carmelo, escritor eborense, num dos momentos mais marcantes desta edição da Feira do Livro. Nesta mesma sessão o escritor Eborense apresentou ainda a “A Grande Imersão. Pensar o amor. Pensar a intimidade”, o mais recente ensaio do autor.
A homenagem a Luís Carmelo foi conduzida pela Professora Susana Ladeiro, a quem coube fazer uma intervenção de fundo sobre o homenageado. A apresentação do ensaio ficou a cargo de Luís Osório, naquele que é o primeiro lançamento deste novo trabalho, com a chancela da editora Exclamação. O Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, abriu a iniciativa com palavras elogiosas para com a vida e obra de Luís Carmelo, considerando justa e merecida esta homenagem a um grande pensador.
Luís Carmelo, emocionado, agradeceu o gesto da Câmara Municipal de Évora, garantindo que vai continuar a fazer aquilo que mais gosta: escrever
Luís Carmelo é um escritor português, nascido em Évora (1954).
Doutorado em semiótica pela Universidade de Utreque (Holanda), é autor de uma vasta obra que inclui dezena e meia de romances, diversos ensaios e uma dezena de volumes de poesia. Está editado em Portugal, Brasil, Espanha, Holanda, México e Colômbia.
Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, 1988. Finalista de vários prémios (os mais recentes do Prémio Oceanos-2019, do Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d´Escritas-2019 e do Prémio PEN Club 2021). Adaptação ao cinema do Romance ‘A Falha’ (2002) pelo realizador João Mário Grilo.
Fonte/Foto: Município de Évora