23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Espanha desmente pagamento de dois milhões de euros pela captação de água do Alqueva.

Alqueva, 8 de agosto de 2024 (Campanário)O Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico de Espanha negou a intenção de pagar dois milhões de euros anuais pela captação de água da albufeira do Alqueva, conforme noticiado pelo jornal espanhol ABC. Esta declaração surge um dia após a ministra do Ambiente de Portugal, Maria da Graça Carvalho, ter anunciado que Espanha iria pagar essa quantia a Portugal, a constar no acordo final a ser assinado entre os dois países em setembro.

De acordo com o ABC, o anúncio feito pela ministra portuguesa apanhou a Andaluzia de surpresa, uma vez que o governo regional não recebeu qualquer orientação sobre o referido acordo. O Governo da Andaluzia esclareceu que o pedido feito durante o período de seca extrema na região era para captar água não diretamente do Alqueva, mas do rio Guadiana.

Maria da Graça Carvalho afirmou que a verba a pagar seria de dois milhões de euros anuais, um valor que, segundo a ministra, não é considerado exorbitante do ponto de vista espanhol. A ministra adiantou ainda que o acordo, a ser assinado no dia 26 de setembro em Madrid, envolveria a regularização da captação de água no Alqueva, assim como questões relacionadas com os rios Tejo e Guadiana.

Contudo, o Governo espanhol desmentiu esta informação, negando a existência de um acordo iminente para o pagamento referido. As negociações entre os dois países continuam, mas sem uma resolução definitiva sobre o montante a ser pago pela utilização da água da albufeira do Alqueva.

Populares