Alguns membros do painel de especialistas que avalia as candidaturas a Capital Europeia da Cultura estiveram ontem em Évora.
De acordo com a informação avançada na página oficial da própria candidatura, a cidade e o Alentejo preparou-se para receber esta visita e o júri terá ficado agradado com amesma.
Com a cultura ao centro, este é um projeto coletivo que se faz para as pessoas, e que não se faz sem as pessoas.
Passada mais esta etapa, entra-se na reta final: no dia 7 de dezembro, será anunciado, em Lisboa, o nome da cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura em 2027.
Até lá, conforme refere a nota entretanto divulgada, é preciso manter vivo este alento que o Alentejo contém, e continuar a acreditar, a inspirar, a partilhar, e a mobilizar, para trazer o título para Évora, e o Alentejo.
Com o conceito do “vagar”, expressão tipicamente alentejana, a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 parte da identidade da região e quer influenciar o mundo, através de um processo centrado na cultura.
A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara de Évora.
Esta comissão executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.
As quatro cidades que estão nesta fase final, escolhidas de entre 12 municípios candidatos, são Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.
Fotos: Évora 2027, Cidade Candidata CEC