Faltam poucos dias para dizermos adeus a 2024 e recebermos com muita esperança o novo ano que se avizinha.Por estes dias, sucedem-se as mensagens de boas festas e cada um, para si ou partilhando com os mais próximos, formula os seus desejos para os novos 365 dias que já estão quase aí.
Este é um tempo de balanço, de refletir sobre o que correu bem, o que correu menos bem mas acima de tudo, esta é uma época de pensar no que podemos (e devemos) melhorar para o próximo ano. Com mais ou menos inspiração, não há quem passe ao lado de uma análise mais aprofundada sobre o que é, o que tem, novos desafios, os objetivos que gostaria de alcançar.
Ana Pinto, comerciante em Vila Viçosa, proprietária de um estabelecimento na área de beleza, é por estes dias um “veículo” de esperança num futuro risonho para todos. Com um comércio situado numa das ruas de Vila Viçosa mais movimentadas-Avenida 25 de abril- colocou à sua porta uma árvore com a cápsula da felicidade.
Em entrevista à Rádio Campanário, Ana Pinto explica-nos “nesta árvore de Natal estão colocados diversos cartões , cada um deles com uma cápsula. Dentro dela está uma frase motivadora.”
O desafio é “as pessoas quando passam podem tirar desta árvore uma cápsula e levarem consigo a frase que lhe saiu” podendo a mesma ser motivo de inspiração para o novo ano.
Ana Pinto já nos habituou a, nesta altura do ano, primar pela diferença com as iniciativas que realiza, numa atitude sempre positiva e com uma mensagem que nos transporta para a convição de um mundo melhor, se cada um der o seu melhor contributo.
Numa altura em que o stress do dia a dia nos deixa cada vez menos tempo para partilhar, para olhar à nossa volta e com “olhos de ver” para o próximo, iniciativas como esta podem ser a prova de que “em sociedade todos precisamos uns dos outros”.
Nas frases escolhidas para decorarem esta árvore tão especial- cerca de 200 no total- privilegiam-se valores como a solidariedade, esperança, alegria, entreajuda, fraternidade, entre muitos outros, valores tão vincados nesta altura do ano mas que deviam ser praticado todos os dias.
Quem por ali passa não resiste e quando tira a sua “cápsula da felicidade”, acaba sempre por se identificar com o que lá está escrito”.
Fruto da sua inspiração e até da sua motivação enquanto profissional mas acima de tudo enquanto ser humano, Ana Pinto considera que “um sorriso pode fazer a diferença na vida de alguém” sublinhando ainda “precisamos todos de olhar um pouco mais para o próximo e não apenas para o nosso umbigo”.
Esta comerciante de Vila Viçosa, que este ano contou com a ajuda da sua afilhada Ana Mestre, também ela proprietária de um pequeno negócio nesta Princesa do Alentejo, “Os Lacinhos da Botica”, está convicta de que este seu gesto, juntamente com os que já realizou em anos anteriores, são difefrenciadores. Não pela sua magnitude em termos materiais, mas sim pela sua grandeza em termos sentimentais. Defende que “devemos fazer tudo sem esperar nenhum tipo de reconhecimento” praticando a velha máxima de “devo tratar as pessoas da forma que eu gostaria de ser tratado.”
Com o Amor na base e na génese desta sua iniciativa, Ana Pinto é o exemplo de que “o sonho comanda a vida”. Provações e desafios fazem parte dela e transformam-se quase sempre em verdadeiras lições. O importante mesmo é não desistir. Ter coragem, foco e persistência e sobretudo acreditar…num amanhã melhor, num mundo melhor, em pessoas melhores e em corações genuínamente melhores.
A Rádio Campanário também tirou a sua cápsula da felicidade . Na mensagem que nos calhou pode ler-se ” Acredita! És capaz de fazer coisas incríveis”. É desta permissa que partimos para 2025, a acreditar em nós, em que nos acompanhar e sobretudo em pessoas como esta empresária de Vila Viçosa que, com um pequeno gesto, podemos ser grandes ser humanos .