O produtor de vinhos alentejano, Esporão, entrou no Instituto Superior de Agronomia, sendo o único candidato do concurso público para a realização de um dos edifícios deste estabelecimento de ensino.
Segundo o Expresso, um investimento de 3 milhões de euros é o previsto pelo contrato de adjudicação na reabilitação do espaço e o pagamento de uma renda mensal fixa de 2050 euros.
Através desta parceria do ISA com a Esporão o “Edifício da Geradora” vai ser reabilitado tal como o seu espaço envolvente, onde o ISA tem uma componente museológica, com algumas máquinas, mas também guarda cereais das colheitas.
Este concurso está inserido no âmbito do Plano Estratégico do Campus da Tapada, onde o ISA pretende fazer uma dinamização externa de um centro interdisciplinar na área da ciência, com uma ligação forte aos sistemas agrícolas existentes na Tapada da Ajuda, e constituirá um “living lab” para as tecnologias da área agronómica, alimentar e ambiental.
A abertura deste projeto está prevista para 2022, sendo que o Esporão não adianta muito a cerca do futuro da iniciativa apenas se limita a confirmar o projeto, este que já tem contrato assinado, mas que ainda tem questões processuais em curso e a adjudicação aguarda o visto do Tribunal de Contas.