Portugal participa nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022 com José Cabeça, natural de Évora, para competir nos 15 km clássicos.
A competição que decorre na China entre 04 e 20 de fevereiro, todos os atletas da comitiva lusa são estreantes nos Jogos Olímpicos, que terá como chefe de missão Pedro Farromba.
O triatleta de 25 anos começou a esquiar há apenas dois anos e no Campeonato do Mundo de esqui nórdico, em Oberstdorf, na Alemanha, em fevereiro de 2021, o eborense conseguiu uma pontuação que abriu uma vaga para Portugal em Pequim2022, na prova de 10 km estilo livre.
“A presença nos Jogos Olímpicos é um sonho que tenho desde criança e para o qual trabalhei toda a minha carreira como atleta”, disse hoje à Lusa o atleta, que enfatizou estar “muito orgulhoso” da evolução conseguida.
Segundo José Cabeça, atualmente a residir no Dubai, a preparação incluiu apenas quatro meses de treino em neve e adiantou não ter uma classificação predefinida a alcançar na China.
“O meu objetivo é realizar a melhor prestação de sempre de um português nuns Jogos Olímpicos na modalidade de esqui de fundo”, sintetizou o esquiador.
A equipa portuguesa conta também com Ricardo Brancal e Vanina de Oliveira, no esqui alpino, podendo ainda ser apurado Christian de Oliveira, no snowboard.
C/Lusa