18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Esta Casa é um Santuário”: D. Francisco Senra Coelho sobre o Centro Luís da Silva em São Tiago Rio de Moinhos.

Acompanhado pelo Pároco, Alessandro, o Prelado eborense D. Francisco Senra Coelho falou à Rádio Campanário sobre a sua visita ao Centro Luís da Silva em São Tiago Rio de Moinhos no concelho de Borba, dedicado a pessoas com deficiência. Durante a entrevista, D. Francisco expressou sentimentos profundos sobre o significado da visita e a dedicação daqueles que trabalham no Centro.

“Eu penso que Nossa Senhora no Céu sentiu-se muito mãe. Ela é mãe em plenitude. Mas estes filhos são tão especiais para ela. Estas pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, nossos amigos especiais. Imaginemos como não serão para ela mãe. A mãe das mães. Acho que se cruzaram aqui olhares, o olhar dos seus filhos e o olhar da mãe. E também senti que as pessoas que aqui trabalham, todas têm um coração muito grande, com pigmentos de maternidade de mãe. Mesmo os homens, somos pai e mãe, os funcionários, os colaboradores, as senhoras são por essência mãe. A palavra que hoje aqui se viveu é a palavra mãe, a palavra coração, a palavra obrigado.

Esta casa é um santuário, onde nós visitamos como em peregrinação, porque aqui está Cristo crucificado. Eu venho aqui como um peregrino, só para uma coisa, aprender (…) aprender com quem colabora, porque eles têm tantas lições a dar-me, como pastor. Eu tenho que cuidar das pessoas e estas pessoas cuidam com uma ternura e um amor que eu só tenho que aprender. E aprender com estes amigos especiais a ser humilde e simples. Porque um dia poderei ser eu. E porque não eu? Numa cruz, como tantos adultos que aqui estão, depois de uma circunstância inesperada, de uma doença degenerativa e evolutiva, enfim…situações muito graves que paralisam, que tornam a dependência total. Bendito seja Deus por este dia, por esta manhã.”

D. Francisco destacou ainda um momento especial que ocorreu no dia 13 de maio, quando mais de duas dezenas de utentes foram batizados no dia de Nossa Senhora de Fátima.

“As missões marcam tambem esta visita pastoral, por isso chama-se uma visita pastoral missionária. Durante uma semana, irmãs missionárias andam de porta em porta, visitando as famílias, fazendo o levantamento das situações mais graves, as situações mais dramáticas, nomeadamente a deficiência. Depois há outra semana que vem o missionário e com elas visita essas situações, conforta, também lutos difíceis. Depois chega o arcebispo com a imagem da Senhora da Conceição, que vai àqueles pontos que foram despistados, que foram referidos como sublinhados de humanidade, e eu vou visitá-los.

Aqui em Borba, tínhamos de vir cá. E neste trabalho, depois de três anos do Sr. Padre Alexandre Pároco de Borba, ter feito uma caminhada com estes nossos amigos especiais, aconteceu então o batismo de mais de duas dezenas deles, por estes missionários. Foi um momento marcante no dia 13 de maio. Gostava muito de levar longe, longe, longe a alegria, a luz que aqui se viveu e que se continua a viver no saborear, neste pós-batismo. Refiro de um modo muito especial à presença da família, de pais, impressiona-me muito, estão aqui padrinhos, que são os únicos que acompanham um amigo especial de que os pais faleceram. A presença deles é o sinal da alegria contagiante deles à sua família.

Eu penso que é muito importante vir a este santuário e peregrinar, porque daqui saímos todos mais humanos, mais humanizados. Ninguém sai daqui igual a como entrou. E levam uma paz, porque estes amigos especiais eles sabem transmitir uma grande paz. Um grande abraço a todos os ouvintes e toda a família, chamemos-lhe assim, a Rádio Campanário, do ouvido ao olhar, a Rádio Campanário chega aos corações.”

As declarações de D. Francisco Senra Coelho refletem a importância da empatia e da dedicação no cuidado das pessoas com deficiência, assim como a profunda humanidade que pode ser encontrada em lugares de apoio e carinho.

Populares