Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa acabam de ser eleitos como “Cidade do Vinho 2025”, na reunião da Assembleia Intermunicipal da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
A informação é avançada pelo Município de Vila Viçosa, numa nota divulgada na sua página oficial.
De acordo com a Autarquia, a Candidatura conjunta apresentada pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), juntamente com a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA) e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), foi a escolhida para ser Cidade do Vinho no próximo ano.
Recorde-se que tal como a Rádio campanário noticiou esta candidatura surge inserida numa estratégia que pretende potenciar uma marca que é a marca Serra D’Ossa e de potenciar estes cinco municípios que rodeiam esta serra – Borba, Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa -no sentido de os dinamizar económica, social e culturalmente.
A “Cidade do Vinho 2025” vai promover e realizar um vasto conjunto de atividades e iniciativas, ligadas ao vinho, com visibilidade regional, nacional e internacional e envolvimento de todos para reforçar e consolidar o território, a produção de vinho no Alentejo, em especial, no território da Serra d’Ossa.
O título de Cidade do Vinho é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e tem como objetivo valorizar a riqueza, diversidade e características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património.
Criado em 2009, o título já foi atribuído por duas vezes no Alentejo, nomeadamente a Beja e Vidigueira, em 2010 e 2013 respetivamente.
O título de “Cidade do Vinho 2025” regressa assim à Região Alentejo em 2025, fruto de uma conjugação de vontades e de esforços ao redor de um objetivo comum: valorizar e potenciar a Serra D’Ossa e os Municípios envolvidos, e consequentemente toda a região do Alentejo.
Foto: João Grilo