O Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, esteve este fim de semana em Vila Viçosa por ocasião das comemorações dos 375 anos da Coroação e Proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.
A Rádio Campanário falou com o Arcebispo de Évora sobre a forma como decorreram estas celebrações.
D. Francisco Senra Coelho começou por nos referir que o balanço das comemorações é positivo ainda assim concentra o seu pensamento na guerra que se faz sentir na Ucrânia.
D. Francisco Senra Coelho refere “quero pensar naqueles que por fruto da guerra fazem a experiência tão dolorosa e irracional” acrescentando “ humanamente falando naquilo que são os valores da humanidade esta é uma guerra já perdida. É uma guerra vergonhosa para a Rússia.”
Para o responsável da Arquidiocese de Évora, “É alguma coisa que nos valores e naquilo que é a normativa internacional militar e os abusos sobre parturientes, sobre idosos, sobre maternidades, sobre civis, será por ventura algo que vai macular de modo indelével o tecido da história.”
O Arcebispo de Évora faz questão de dizer “Eu distingo o povo russo daqueles que por ventura são nostálgicos do império soviético” formulando um desejo “ queria olhar com todo o carinho e pedir a reconciliação e rezar pelos dois povos , que o povo russo é um povo irmão e o povo ucraniano também”
D. Francisco Senra Coelho deseja “Que fossem capazes de ultrapassar mesmo sabendo que será necessário tempo, cura, são feridas profundas” reforçando “todos nós somos hospital de campanha , todos nós estamos aqui para ajudar e faz muita falta a palavra mãe.”
Relativamente às celebrações dos 375 anos da Coroação de Nossa senhora da Conceição que decorreram em Vila Viçosa referiu “o sentimento é de alegria de termos tido muita gente connosco” acrescentando ainda “a nossa força é de facto a comunidade humana foi facto para nós uma alegria num tempo que não é fácil juntar 200 pessoas num congresso em Fátima, científico e internacional”
O Arcebispo de Évora salientou ainda o facto de o Santuário de Nossa Senhora da Conceição ter estado cheio no fim de semana assim como destacou a presença dos bispos de Portugal” sublinhando “isto significa que Vila viçosa tem um peso, uma mensagem e que a mensagem é muito bela, uma mensagem de consagração, da maternidade.”
“Esta dimensão maternal de nossa senhora está como que na raiz, no húmus de Portugal” referiu ainda o responsável pela Arquidiocese de Évora.