A Sala de Exposições Temporárias do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz recebe a partir de hoje, dia 18 de maio, a exposição “Curiosidades”, figurado de Estremoz de Inocência Lopes.
Inocência Lopes é natural de Évora Monte e sempre se interessou em aprender toda a técnica de modelação e pintura dos Bonecos de Estremoz. Em 2019, ingressou no I Curso de Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz, promovido pelo CEARTE, em parceria com o Município de Estremoz, encontrando assim a oportunidade de fazer a sua aprendizagem com o Mestre Jorge da Conceição.
Desde então, deu continuidade a esta arte popular e começou a fazer peças respeitando a arte, sentido de compromisso, a técnica e estética da produção do Figurado em Barro de Estremoz, classificado pela UNESCO como património Cultural Imaterial da Humanidade.
Inocência Lopes é proprietária de uma loja de artesanato na vila histórica de Évora Monte, onde vende a sua produção de Bonecos de Estremoz, e desde 2022 que tem a Certificação da sua produção.
A Rádio Campanário esteve presente na inauguração desta exposição e falou com a autora da mesma que começou por nos referir “esta exposição mostra Bonecos de Estremoz, feitos com muito amor e muita dedicação, inspirados nos Bonecos que estão no Museu Joaquim Vermelho”.
Inocência Lopes acrescentou ainda “vou buscar toda a minha inspiração aos bonecos mais antigos, século XVIII/XIX” explicando o cuidado que tem com o “cromatismo , a modelação, respeito muito o Boneco de Estremoz e a sua característica.”
Esta é a primeira exposição de Inocência Lopes que explica “nunca tinha feito uma exposição sozinha, apesar de já ter feito algumas Feiras com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.”
O gosto por trabalhos manuais surgiu-lhe em criança e realça “que tudo começou há 18 anos atrás quando criei o meu próprio posto de trabalho , criei uma loja de artesanato onde tenho desenvolvido muitos trabalhos em torno do artesanato, mas sempre tive vontade de aprender os Bonecos de Estremoz e agarrei a oportunidade que surgiu através deste curso”
A mostra estará patente até dia 3 de setembro de 2023.
{gallery}exposicao inocencia lopes{/gallery}