Foi esta tarde inaugurada , no Museu-Biblioteca Casa de Bragança, a exposição “Viagem ao Mediterrâneo”, que estará patente ao público até abril de 2023.
A Biblioteca de D. Manuel II conserva 3 cadernos pautados, onde o Infante D. Manuel descreve a visita que realizou pelo Mar Mediterrâneo, com a mãe, a Rainha Dona Amélia, o irmão, o Príncipe D. Luís Filipe, e um séquito reduzido, entre Fevereiro e Maio de 1903.
Viagem de lazer, com um roteiro de património cultural bem definido, o relato existente inclui todas as etapas do percurso, mas é evidente que o ponto alto foi a estadia no Egipto. A ilustrar a descrição, guardam-se no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança numerosas fotografias, avulsas e em álbuns organizados pela Família Real, tal como alguns objectos.
A Rádio Campanário esteve presente nesta inauguração e falou com Inácio esperança, Presidente da CM de Vila Viçosa que começou por “dar os parabéns à Fundação da Casa de Bragança e a todos os que montaram esta exposição e ao comissário” acrescentando que a mesma “só engrandece o nome da Fundação e por ser em Vila Viçosa, engrandece também o nome de Vila Viçosa.”
O Autarca considera estarmos perante “uma excelente exposição, com muita qualidade e mostra-nos a vida dos príncipes tão queridos a Vila Viçosa e que tanto gostavam da nossa terra.”