Decorreram hoje, dia 6 de maio, as celebrações do XIII Aniversário da Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas.
Pelas 10:45h, foi feita a receção às entidades oficiais e convidados e, pelas 11:00h, procedeu-se então à inauguração do Mural em homenagem à Marinha de Guerra Portuguesa, com sítio na rotunda junto ao terminal rodoviário de Alandroal. Posteriormente, às 11:45h, foi então feita a entrega de medalhas de Fidelização de AFZ no Fórum Cultural e Transfronteiriço.
Nesta cerimónia, para além da presença do presidente da Autarquia de Alandroal, João Grilo, esteve também presente o Vice Almirante António Cândido Coelho e Licínio Morgado, responsável da Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas.
A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia de inauguração do Mural em homenagem à Marinha de Guerra Portuguesa e falou com Licínio Morgado, responsável da Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas.
Em declarações à Rádio Campanário, o responsável da delegação começou por dizer que a ideia de celebrar esta data com um mural surgiu “de uma proximidade entre os marinheiros e o poder local. Com o Poder local aberto as estas iniciativas, falámos e concretizámos o projeto que está visível, é um monumento digníssimo, na minha opinião”.
Questionado sobre o que o monumento pretende transmitir às novas gerações, Licínio Morgado referiu que “este monumento representa o que é a história da marinha. O povo português é um povo de conquistas náuticas e se nós reconhecermos o passado, seguramente teremos um futuro risonho”.
O responsável pela delegação dos Fuzileiros de Juromenha/Elvas, sobre a dificuldade que existe neste momento no recrutamento de Jovens para a Marinha, adiantou “com o serviço militar obrigatório extinto , os jovens acabaram por se afastar das Forças Armadas.”
Para Licínio Morgado “estas iniciativas locais podem dar o seu contributo e estimular os jovens a ingressarem na Marinha, pois esta carreira é um orgulho.”
O concelho de Alandroal tem uma grande comunidade de fuzileiros. Sendo os Fuzileiros uma Classe da Marinha, Licínio Morgado realça “hoje aqui homenageámos todos os marinheiros porque marinheiros somos todos nós, inclusivé os fuzileiros; homenageámos os que já saíram, os que ainda estão no ativo e os que já partiram.”
O responsável por esta delegação que hoje está de parabéns conclui referindo “Fuzileiro um dia, fuzileiro para toda a vida.”