.A comissária europeia da Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, na su intervenção referiu que esta futura estação biológica desta localidade alentejana “ilustra” como utilizar os fundos de coesão e “fazer a convergência europeia” designando este projeto como umprojeto .
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, na sua intervenção destacou a forma como se estão a investir os fundos de coesão esperando que estes bons exemplos sejam replicados em todo o território.
O projeto, resultante de uma parceria entre o Município de Mértola e o CIBIO InBio – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, está integrado numa candidatura ao Portugal 2020 que prevê o apoio à reabilitação do edifício dos antigos Silos da EPAC em Mértola, edifícios que acolherão os laboratórios, áreas de co-working e as áreas sociais da Estação Biológica de Mértola.
Numa estratégia de lançamento e organização de toda a atividade da EBM, foi criada em abril de 2022 a Associação sem fins lucrativos, Estação Biológica de Mértola que integra além do Município de Mértola e do CIBIO, a Universidade do Porto e a EDIA S.A. A EBM já a funcionar em instalações provisórias cedidas pelo Município de Mértola, tem desenvolvido, deste então, um conjunto de projetos e colaborações com várias entidades do setor académico e empresarial.
Foto: O Atual