Até 24 de fevereiro de 2024, podem ser apresentadas candidaturas ao Fundo Revive Natureza e a IP Património para requalificação e valorização dos Apeadeiros das Estações Ferroviários de Cabeção e Pavia.
O concurso a decorrer permite a atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário. São no total oito estações incluídas neste Fundo, que prevê a sua requalificação para recuperação dos edifícios em causa, criação de novos postos de trabalho e dinamização da economia local.
Para o Município de Mora, a possível requalificação e valorização dos apeadeiros de Cabeção e Pavia será um contributo importante para o desenvolvimento turístico e económico de todo o Concelho.
Recorde-se que no âmbito do Protocolo celebrado entre o Fundo Revive Natureza e a IP Património, foram lançados a 13 outubro 2023, em Alcácer do Sal, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, novos concursos para atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, relativos às seguintes 8 estações, todas localizadas no Alentejo:
_ Estação de Baleizão, Beja;
_ Estação de Quintos, Beja;
_ Estação da Ponte do Guadiana, Beja;
_ Estação de Casével, Castro Verde;
_ Estação de Pias, Serpa;
_ Estação de Serpa/Brinches, Serpa;
_ Estação de Pavia, Mora;
_ Estação do Cabeção, Mora.
Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 12 fev 2024.