A Secretaria de Estado da Cultura, depois de reunir com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, definiu uma Zona Especial de Proteção junto à Igreja de Nossa Senhora de Aires, também já classificada Monumento Nacional.
O diploma publicado esta quarta-feira (14 de Maio) em Diário da República define uma zona especial de proteção, o Lugar de Aires, que tem em consideração a implantação dos imóveis e a sua relação com o local, bem como a sua proximidade e fortes ligações históricas e simbólicas com a pequena Ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro, situada a pouca distância.
A sua fixação visa salvaguardar o santuário na sua envolvente natural, respeitando o entendimento e a continuidade territorial entre o mesmo, o território e a ermida, e garantindo as leituras de vista adequadas.
Também em Viana do Alentejo, a Secretaria de Estado da Cultura fixou outra Zona Especial de Proteção, nomeadamente na zona envolvente à Ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro, que se encontra também classificada como Monumento Nacional.
O diploma agora publicado define uma zona especial de proteção (ZEP) que tem em consideração a implantação do imóvel e a sua proximidade e fortes ligações históricas e simbólicas com o Santuário de Nossa Senhora de Aires. A sua fixação visa salvaguardar a ermida na sua envolvente, respeitando o entendimento e a continuidade territorial entre a mesma e o santuário, e garantindo as leituras de vista adequadas.