Depois de terem sido registadas no ano passado 160 mil visitas turísticas aos museus, exposições, igrejas e postos de turismo do concelho de Reguengos de Monsaraz, mais 17,6% que em 2014, o ano de 2016 está a registar um crescimento “mais qualitativo do que quantitativo”.
Em declarações à Rádio Campanário o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, referiu que há cerca de três anos que o concelho tem vindo a consolidar um crescimento de visitas turísticas, e no último ano registou-se um aumento de cerca de 17% de visitantes, que segundo o autarca, até ao mês de julho “é um crescimento mais contido, mas um crescimento entre os 5% e os 6% do número de turistas”.
José Calixto salienta que “a grande vantagem da estatística deste ano e que nos deixa sinais muito positivos, é a variação qualitativa. Pela primeira vez, este ano temos mais turistas espanhóis nos postos de turismo do que o número de portugueses e com um crescimento muito significativo do mercado francês e do mercado brasileiro e a qualidade deste turismo é nitidamente superior”.
O presidente do Município de Reguengos de Monsaraz diz ainda que “desde março está em funcionamento um hotel de cinco estrelas com preços médios de valor acrescentado muito significativos e que está com taxas de ocupação, neste momento e durante a semana bastante altas, a última indicação que tive, na passada segunda-feira, é que estaria 70% do hotel ocupado numa segunda-feira e isso é também um sinal muito significativo porque quem vem para um hotel de cinco estrelas tem uma capacidade económica e uma capacidade de deixar na região, alguma mais valia significativa e muito interessante”.
Acrescenta que o crescimento que se registou este ano foi essencialmente na época baixa, o que quer dizer que “estamos a combater a sazonalidade com sucesso criando um conjunto de atividades em todas as alturas do ano”.