A Assembleia Municipal de Vila Viçosa reuniu-se na passada sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para a 1ª Sessão Ordinária desta Assembleia do ano de 2022.
A sessão teve lugar no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a partir das 21:00 horas e foi transmitida, como habitualmente, em direto, pela Rádio Campanário.
Entre os vários temas discutidos, no 13º ponto da ordem de trabalhos, destaca-se a Desafetação do Domínio Público de Parcela de Terreno.
O presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, refere que “um empresário que está a investir em Vila Viçosa, comprou uma empresa que necessita desses 300 metros junto à estrada e solicitou ao município a sua aquisição”.
Devido ao facto de o município precisar “de uma faixa de terreno para chegar com carros pesados ao depósito de água, caso exista uma calamidade de não termos água, precisamos de com viaturas pesadas, chegar aos depósitos, e não conseguíamos com a estrada que tínhamos”, explica o presidente.
Agora, como o investidor era proprietário de uma parcela de terreno nessa área, “conseguiu fazer-se a permuta dessa parcela de terreno. Estamos a desafetar, melhorando quer as condições do empresário para o seu trabalho, quer do município para aceder aos depósitos de água”.
Inácio Esperança assegura que desta forma é possível “providenciar de água em quantidade suficiente caso haja a calamidade”.
Uma outra vantagem deste processo é que não só poderá criar novos postos de trabalho, como “reabilitar uma grande área que se está a degradar”, de acordo o presidente.